Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gerente Multidisciplinar da Telessaúde da Ufam defende dissertação de mestrado sobre atuação da RUTE na universidade
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 28 de Junho de 2021, 10h58
  • Última atualização em Segunda, 28 de Junho de 2021, 10h58

A enfermeira e gerente multidisciplinar da Telessaúde da Ufam, Adriany Alves Pinto Diniz de Araújo, desenvolveu como dissertação de conclusão do mestrado profissional em Telemedicina e Telessaúde da Uerj um trabalho sobre o grau de satisfação dos participantes das atividades da RUTE na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A mestranda, que teve como orientadora a Dra. Márcia Rendeiro (Uerj), foi aprovada por uma banca que, além da própria Dra. Márcia, contou com o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, e a Dra. Renata Rocha Jorge (Uerj).

Conversamos com Adriany para saber um pouco mais dos motivos que fizeram com que ela escolhesse o tema e sobre as conclusões que o trabalho possiblitou. Leia abaixo!

1 - Qual foi a motivação para desenvolver uma dissertação sobre o grau de satisfação dos participantes da RUTE na Ufam?
A percepção sobre o incremento exponencial no número de SIGs no período de 2014 a 2018, de 7 para 40, impulsionou a necessidade de implementar projeto avaliativo e, assim, identificar o grau de satisfação dos participantes, bem como aspectos virtuosos e possibilidades de qualificar a ação na Ufam.

1. Como você acha que a RUTE agrega à formação e desenvolvimento dos alunos/profissionais da Ufam?
    Meu estudo apresentou, em sua análise qualitativa, por meio da “nuvem de palavras”, que os participantes das SIGs consideram que a RUTE representa Conhecimento, Inovação, Atualização e Aprendizado, demonstrando que as temáticas apresentadas e discutidas possibilitam a troca de conhecimentos e alcançam aos objetivos propostas para a atividade.
  2. Acredita que há novos caminhos para serem explorados pela RUTE no âmbito da telessaúde e telemedicina na Ufam? Quais?
    Certamente. É possível perceber, e os resultados do meu estudo corroboram que há adequação para expansão das SIGs para a formação acadêmica dos discentes, bem como para a criação de novos grupos de interesse pela RUTE e utilização como cenários de práticas.
  3. Qual foi a conclusão tirada com o desenvolvimento do trabalho, no que diz respeito à importância da unidade RUTE na Ufam?
    Dentre as principais conclusões, tivemos a evidência de satisfação quanto à interação que os SIGs possibilitam, à troca de conhecimento com outras universidades do Brasil, ao aprendizado caracterizado pela atualização do cenário atual de práticas na assistência, à pesquisa e extensão para cada área de interesse durante a participação dos grupos e, por fim, à flexibilidade no que diz respeito ao acesso para as atividades sem precisar fazer deslocamentos da cidade de origem para outros locais, desta forma, mitigando custos econômicos para servidores, docentes e discentes participantes dos SIGs. Para a RUTE, o estudo trouxe evidências da satisfação dos participantes dos SIGs da Ufam ao favorecer trocas de conhecimento, experiênciaa a distância com diversas universidades e hospitais de vários estados do Brasil e, algumas vezes, internacionais.

Baixe a dissertação por aqui

registrado em: